Você sabe escolher a BBs ideal para a prática de Airsoft?

As BBs (Ball Bullet) são as esferas de plástico usadas de munição nos airsofts. Existem diversos tipos delas que podem ser utilizadas nos equipamentos e muitas vezes a escolha vai do gosto e da prática pessoal de cada jogador. Porém, existem algumas recomendações técnicas que podem auxiliar na hora de escolher a que mais irá se adaptar as necessidades do usuário.

As BBs têm aproximadamente 6mm de diâmetro, sendo geralmente brancas. A variedade deste produto está no peso das esferas, hoje existe uma grande gama de pesos, começando com a 0,12g, e seguindo: 0,15g, 0,20g, 0,25g, 0,30g, 0,36g, 0,40g, 0,43g, 0,46g e 0,50g, que é a mais pesada que temos conhecimento no momento.

Dentro desses pesos, as mais usadas em jogos e brincadeiras são: 0,12g, 0,20g, 0,25g e 0,30g. Consequentemente as mais comercializadas no mercado.

O peso da esfera irá influenciar na hora de escolha conforme a necessidade do usuário. Abaixo segue dicas para auxiliar na escolha do melhor peso x necessidade.

 

Escolha da gramatura da munição

As munições de BBs 0,12g são recomendadas para os equipamentos spring. Devem ser usadas para curto alcance, podendo sofrer alterações no trajeto, de acordo com o vento.

As BBs 0,20g são indicadas para equipamento que vão de 200fps até 320fps. Por não serem tão precisas, são indicadas para distâncias curtas, aumentando a exatidão do alvo.

As 0,25g são indicadas para equipamentos de 320fps até 400fps. Está gramatura permite maior precisão ao jogador, sendo menos suscetível ao vento.

Já as BBs 0,30g para cima, são de alta precisão e não sofrem muita interferência do vento. São indicadas para snipers, mas muito jogadores a utilizam em airsofts com menos de 400fps para aumentar sua precisão. Lembrando que isso é só uma sugestão da nossa equipe técnica, pois isso também é uma questão de necessidade e gosto de cada jogador.

Confira na tabela a baixo, do desempenho das BBs no disparo, com base na gramatura x FPS do Airsoft:

BBs Tracer

Existem ainda as BBs Tracer, que são munições que brilham no escuro com cores fluorescentes, verde, vermelha e amarela. BBs Tracer necessitam de um acessório para iluminar a esfera plástica, como silenciadores  e hop-ups  ou até mesmo magazines que produzem um flash de luz na esfera no momento disparo da BBs. Esse tipo de esfera costuma ser utilizada em jogos noturnos, dando um efeito visual diferente ao jogo.

 

BBs Biodegradáveis

Muitos jogos de Airsoft costumam ocorrer em regiões de mata e arborizadas. Para minimizar o impacto ambiental causado pelas munições, existem as BBs Biodegradáveis. Elas são mais suscetíveis à ação da umidade e do calor, se deteriorando muito mais rápido com o tempo, por isso, é necessário atenção na hora da compra e do armazenamento. Elas precisam ser de boa qualidade e requerem maior cuidado em sua armazenagem para que a degradação não ocorra antes do uso. Como muitos eventos exigem o uso destas munições, a dica é investir em uma BBs de qualidade para não perder nenhum jogo.

 

Fundamental

É muito importante lembrar que BBs não são reutilizáveis. Elas são feitas para serem colocadas apenas uma vez no seu equipamento, pois toda a esfera disparada de um cano sofre uma deformidade e também em contato com o chão fica com resquícios de sujeira, terra ou areia. Caso você reutilize uma BB, ela deixará resíduos no seu equipamento, o que irá interferir diretamente no seu desempenho durante o jogo e pode ocasionar a quebra do equipamento.

Usar munição nova e de boa qualidade (sem rachaduras, emendas, rebarbas, ovalizadas e sujeiras).

COMENTÁRIOS (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *