Cuidados com seu airsoft

O Airsoft exige cuidados antes, durante e depois dos jogos. Mas nem todo o jogador sabe como cuidar corretamente do seu equipamento. Esses reparos aumentam consideravelmente a vida útil do seu airsoft. Para auxiliar no cuidado do equipamento separamos algumas dicas de transporte, armazenamento, limpeza, entre outros.

 

Transporte / armazenamento do airsoft:

O transporte de equipamentos de airsoft deve-se levar em consideração o fator visual, que é muito importante. Ainda hoje o equipamento e a prática do airsoft, como esporte é algo novo para grande população, e sendo um produto idêntico ao armamento real, muitas pessoas podem vir a confundir o equipamento de airsoft com uma arma de fogo, por isso o transporte do airsoft dentro do carro deve ser feito de preferência no porta-malas ou no banco de trás, dentro de um case, sem o magazine de munição e sem bateria, pelo fato de, caso esqueça o equipamento dentro do carro em um dia muito quente, a bateria não esquente, pegue fogo, ou até mesmo exploda (dependendo do modelo da bateria), danificando o equipamento ou até mesmo o veículo. Caso o jogador vá transportar o airsoft em ônibus ou a pé, ele deve estar sempre armazenado em um case, com bom forramento, para proteger de eventuais batidas e também não mostrar o equipamento, evitando problemas.

Fator importante, a ponta laranja em hipótese alguma deve ser retirada (pois isso configura crime, Portaria 02 COLOG). [saiba mais aqui]

Em casa, o ideal é guardar dentro de um case ou na própria embalagem do equipamento, deixar o airsoft em um local longe de umidade, maresia e abrigado do sol e não colocar peso em cima do equipamento. Isso pode danificar o mesmo de várias formas, comprometendo seu desempenho durante o jogo. Outro cuidado importante é guardar o airsoft com a mola distensionada, para isso, é preciso dar três tiros, sem munição, na função semi-automático e também retirar a bateria.

 

Pré-jogo:

Antes de qualquer jogo, lembre-se de carregar a bateria, sem ultrapassar o tempo máximo de 6 horas (verifique a voltagem e o tempo de carga de cada equipamento em seu manual de garantia).

Confira se o equipamento está funcionando normalmente e nunca faça modificações no airsoft antes de um grande jogo. Teste modificações em jogos menores para não se surpreender durante o evento. E antes dos jogos, procure o local indicado pela organização para regular a mira, hop up e verificar se tudo está funcionando.

 

Tenha sempre atenção no uso da munição, pois as bolinhas são causas de muitos problemas nos equipamentos. Rebarbas, imperfeições e bolinhas de má qualidade podem causar vários defeitos e quebras mecânicas. E nunca reutilize uma munição, pois as bolinhas são feitas para apenas um uso no seu equipamento. Toda a esfera disparada de um cano sofre uma deformidade e também em contato com o chão fica com resquícios de sujeira, terra ou areia. Caso você reutilize uma BB, ela deixará resíduos no seu equipamento, o que irá interferir diretamente no seu desempenho durante o jogo e pode ocasionar a quebra do equipamento. Mantenha o recipiente de munição sempre fechado e longe de sujeira, para que não leve sujeira para dentro do airsoft no momento que o magazine esta sendo carregado.

Usar munição nova e de boa qualidade (sem rachaduras, emendas, rebarbas, ovalizadas e sujeiras).

 

Pós-jogo:

Após o jogo, retire o magazine, dispare alguns tiros sem munição no modo SEMI, coloque o seletor de tiro em travado, assim você pode manusear o equipamento com segurança. Isso evita que a mola do equipamento fique tencionada, como dito anteriormente. Também desmunicie/esvazie o magazine, pois a munição também cansa a mola interna do magazine desnecessariamente.

Realize a limpeza do airsoft, mas sem excesso. Dependendo da atividade do jogador, a limpeza deve ser realizada uma vez por mês, aproximadamente. O óleo de silicone também deve ser usado sem exagero, sem a necessidade de lubrificação em todo o jogo. O óleo em demasia causa imprecisão na hora do tiro. Para realizar a limpeza no cano utilize uma haste de limpeza (normalmente acompanha o equipamento) e um pedaço de tecido de algodão limpo.

Gire lentamente a haste plástica dentro do cano, o movimento é simples, para frente e para trás.

Cuidando para não chegar ao final do cano e danificar hop up. Para isso use como limite de referencia a imagem a baixo ou conte três dedos antes do começo do magazine.

Outro cuidado importante é no descarte de baterias e carregadores, que não devem ser feitos no lixo doméstico, indicamos o descarte em estabelecimentos especializados ou em pontos de recolhimento.

Além dessas dicas, para alcançar o melhor do seu equipamento, leia as instruções do fabricante e sempre que for fazer alguma modificação, procure técnicos qualificados. No nosso site também disponibilizamos uma Lista de Assistências Técnicas autorizadas da Actionx.  Assim sua diversão está garantida com segurança.

COMENTÁRIOS (2)

  1. Pedro Silva

    Ouço muitas pessoas dizendo que os disparos sem munição (tiros secos) estragam o pistão da AEG e danificam a arma. Porém, tanto no manual da arma quanto neste post, há a orientação de efetuar disparos em seco para aliviar a mola. Afinal, tiros sem BBs estragam ou não a AEG?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *