Como cuidar da bateria do seu airsoft

A bateria é essencial para um bom desempenho do airsoft e do jogador. Se não for bem cuidada e de boa qualidade, além do risco de danificar seu equipamento, ela pode comprometer sua diversão. Por isso, reunimos dicas para você ter um melhor aproveitamento e durabilidade da bateria e o do seu airsoft.

Como já foi destacado em outros posts, o airsoft não deve ser mantido dentro do porta-malas do carro por um longo período. Ele deve ser guardado em local seco, ao abrigo do sol e sempre com os componentes, como a bateria, desconectados. Isso evita acidentes e danos ao equipamento, além de preservar a bateria, pois alguns equipamentos descarregam a bateria mesmo não sendo usados.

Tenha cuidado com objetos cortantes que podem cortar o invólucro (embalagem plástica) da bateria ou o fio, podendo ocasionar um curto circuito. É necessário também ter cuidado ao guardar a bateria dentro do equipamento para não amassar o fio ou quebrar o plug. Ele também não deve ser forçado no momento da conexão. Procure encaixar com calma para não danificar, como demonstrado nas imagens do quadro abaixo.

Existem diversos tipos de bateria, por isso é sempre importante que o jogador leia as instruções do equipamento e da bateria para ter melhor aproveitamento.

Os formatos das baterias também variam, mesmo que tenham igual amperagem ou voltagem para que se adaptem aos diversos tipos de equipamento. Confira aqui as baterias da ActionX.

Cada tipo de bateria deve ser carregada por um tempo máximo indicado pelo fabricante, por isso, procure recarregar em local que você possa monitorar, sempre cuidando a temperatura e não deixando ultrapassar o tempo.

  • Normalmente baterias de AEP (Pistolas de Airsoft do tipo Elétricas) são carregadas em 3 ou 4 horas. As baterias dos rifles AEG (Airsoft Eletric Gun) levam um pouco mais de tempo, de 5 a 6 horas, quando ela está completamente descarregada. Tente sempre usar o máximo da bateria, retirando-a quando perceber que o equipamento já está ficando lento.

Lembre-se sempre de verificar a voltagem da tomada para recarregar. Nem todos os carregadores são bivolts. A bateria não será danificada em caso de outra voltagem, mas o carregador sim.

As baterias de Ni-Mh (hidreto metálico de níquel) variam entre 7.2v (volts) para pistolas AEP, normalmente com 500 MAh (miliampères) de capacidade e 8.4v, 9.6v e 10.8v, que são as mais comuns. A amperagem varia conforme o modelo da bateria, sendo também um determinante na duração/autonomia da bateria. Não existe um calculo exato, mas é em média um disparo por miliampére. A voltagem estabelece o giro do equipamento, com o gatilho dando uma resposta mais rápida.

Com todos esses itens expostos é possível perceber que a bateria é extremamente importante para um bom desempenho do seu airsoft. Por isso, fique atento na hora de trocar a sua e siga nossas dicas para aumentar sua vida útil.

COMENTÁRIOS (33)

    • Actionx Airsoft

      Oi Thiago! Sim, uma bateria de 1600 Mah rende em média 1500 disparos. Só que não uma conta aconselhável ou muito eficaz pois isso é variável de equipamento para equipamento.

  1. ANDRE BERTOLINO

    olá, a minha cyma cm 122chegou hoje e percebi mau contato da bateria, testei colocando um pedaço de pape! alumínio e funcionou normal, é comum ter essa folga??

    • Actionx Airsoft

      Olá André! Primeiro, se considerarmos que a mola é do mesmo padrão da Actionx, uma mola M130, ficaria muito forte para o seu equipamento, forçando o mesmo. Então o correto deveria ser o uso de uma mola menor. Segundo, o Airsoft Ak47 Spetsnaz vem com uma bateria 8.4 e não 7.4, se você estiver se referindo às 9.6 da Ni Mh não terá problema, mais se for as baterias do tipo lipo, 7.4 ou 11.1 força o sistema elétrico e a garantia não cobre. São variadas as possibilidades de melhorias nesse equipamento. Aconselhamos entrar em contato com a assistência técnica autorizada mais próxima de você, e esclarecer suas necessidades de melhorias a um técnico http://actionxairsoft.com.br/assistencia-tecnica/

  2. Victor

    Boa tarde, o carregador da minha bateria é 220v, mas as tomadas da minha casa são 110v, é possivel carregar mesmo assim? Teria que deixar mais tempo? Devo, obrigatoriamente, comprar outro carregador?

  3. André

    Boa tarde,
    Adquiri uma M4A1 CM 518 com uma bateria NI-MH 2/3A 1100 mAh 8.4V, quantos horas e disparos aguenta essa bateria? uns 800?

    • Actionx Airsoft

      Oi André! Em média é um disparo por miliampere, uma bateria com 1100 Mah, daria em media uns 1000 a 1100 disparo, só que não uma conta aconselhável ou muito eficaz pois isso é variável de equipamento para equipamento.

    • Actionx Airsoft

      Olá Henrique! Não tem problema desde que não deixe a bateria conectada no equipamento, também é mais correto é esperar descarregar toda a bateria antes de carrega-la novamente.
      Sabendo que a bateria já pode ser “considerada esgotada” quando se percebe uma queda de giro no equipamento. E assim já pode ser colocada para recarregar.

  4. João pedro

    Ola, comprei uma glock cyma, coloquei a bateria na pistola, mas não consigo retirar ela, eu aperto o botão e ela n sai, oque pode ter acontecido?

  5. wagner bastos

    acabei de comprar uma Aeg M4A1 CM518 como faço com a bateria a primeira vez!? carrego o tempo necessario ou uso até ela ficar fraca para depois carregar ela!?

    • Actionx Airsoft

      Olá Wagner. o modo mais correto é esperar descarregar toda a bateria antes de carrega-la novamente.
      Sabendo que a bateria já pode ser “considerada esgotada” quando se percebe uma queda de giro no equipamento. E assim já pode ser colocada para recarregar.

  6. Junior

    Olá boa noite tenho uma pistola airsoft elétrica p226 cm122 com bateria de 500 Mah gostaria de saber quanto tempo eu deixo na tomada para carregá-la e não viciar a bateria .. a tomada é 220v ..

    • Actionx Airsoft

      Olá Junior. Conecte sua bateria no carregador e ligue-o em uma tomada conforme o modelo do carregador. Se a bateria estiver descarregada por completo, será necessário de 4 a 5 horas para a carga estar completa. Não deixe carregar por mais de 6 horas. DICA: nunca deixe atingir uma temperatura alta, pois há risco de danifica-lá, não deixe a bateria carregando e saia por longos períodos, fique sempre monitorando.

  7. Diego Menezes

    Bom dia amigos. Estou abrindo um negócio com armas airsoft.
    Gostaria de ter noção de quanto tempo leva para descarregar uma bateria para eu saber quantas baterias reservas devo comprar.
    Podem me ajudar ?

    • Actionx Airsoft

      Olá Diego! Em média é um disparo por miliampere, então isso vai depender do mah da bateria que for comprar. Exemplo: uma bateria com 1100 Mah, daria em media uns 1000 a 1100 disparo, só que não uma conta aconselhável ou muito eficaz pois isso é variável de equipamento para equipamento.

  8. Lucas G. Reinert

    Comprei uma MP7A1 da Umarex esses dias, semi-metal. Joguei dois jogos com ela e a performance foi bem o que esperava, foi boa, porém, minha maior preocupação é com a bateria dela. A bateria é um modelo único que não é encontrado no Brasil, é uma Ni-Mih de 7.2 v e 450 mah, se ela estragar será uma grande dor de cabeça trocar.
    Quanto tempo leva pra uma bateria desse tipo descarregar completamente? Preciso mantê-la carregada com alguma frequência, mesmo sem utilizá-la?

    • Actionx Airsoft

      Em média é um disparo por miliampere, uma bateria com 450 Mah, daria em media uns 400 a 500 disparos. Não tem necessidade guardar ela carregada, só é importante lembrar que a bateria deve ser guardada fora do equipamento.
      Sobre a disponibilidade da bateria é realmente bem escassa, mais caso de problema na sua bateria pode entrar em contato conosco.

  9. Diego

    Eu tenho uma aep glock 18c cyma ,apos o jogo restou bateria,como descarrega a bateria?So gastando bbs pra descarregar?

    • Actionx Airsoft

      Olá Diego! o modo mais correto é esperar descarregar toda a bateria antes de carrega-la novamente.
      Sabendo que a bateria já pode ser “considerada esgotada” quando se percebe uma queda de giro no equipamento. E assim já pode ser colocada para recarregar.

    • Actionx Airsoft

      Olá Guilherme! Normalmente baterias de AEP (Pistolas de Airsoft do tipo Elétricas) são carregadas em 3 a 4 horas. Não podendo passar desse tempo pois aquece e danifica a bateria.
      No manual que acompanha o produto tem mais detalhes sobre o assunto e o tempo máximo.

  10. Andre

    Qual a distância precisa de um disparo de uma pistola p22 cm 122 elétrica totalmente carregada É 1ual a velocidade do disparo?

  11. rafael

    Dei uma carga de 5h na bateria porém não utilizei minha aeg e guardei a bateria separada por aproximadamente uma semana. quando fui utilizar novamente conectei a bateria na aeg e com 5 ou 6 disparos ela parou. é normal a bateria descarregar mesmo fora do equipamento?

    • Actionx Airsoft

      Olá Rafael. Agradecemos seu contato. A bateria descarrega com o tempo mesmo parada, só que aos poucos, não em um espaço de tempo tão curto, então sua bateria pode estar com defeito. Faça o teste de carga novamente.

  12. roberto wilson rodrigues filho

    tenho uma m4a1 cm518 cyma gostaria de saber o seguinte, a bateria que vem com ela tem 8,4v caso eu troque por uma mais potente ira danificar o meu equipamento ou existe algum limite que ela suporte

    • Actionx Airsoft

      Olá Roberto, agradecemos o seu contato, Par ao modelo CM518 aconselhamos o uso de baterias de 8,4v Ni-mh á 9,6v Ni-mh, a cima disso, pode acarretar em prejuízos para seu equipamento e não cobrimos esse tipo de situação na garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *